Tratamentos

PROCEDIMENTOS, CIRURGIAS E EXAMES

PROCEDIMENTOS

Fotocoagulação A Laser

Modalidade terapêutica voltada para o tratamento de doenças como a retinopatia diabética, roturas periféricas de retina e outras patologias

Injeção Ocular

Tratamento indicado como via de aplicação de medicações empregadas, por exemplo, na retinopatia diabéticas e degeneração macular relacionada à idade, oclusão vascular

Yag Laser

Tipo de tratamento que visa a limpeza da lente implantada pela catarata, com rapidez e sem dor ao paciente.

CIRURGIAS

Retina e vítreo 
Objetivam tratar diversas condições como: o descolamento de retina, alterações causadas pela diabetes, hemorragia ocular, cirurgia de fixação de lente, cirurgias para resolver o problema de pacientes que realizaram a cirurgia de catarata e que por alguma razão não foi possível implantar a lente em um primeiro momento.

Descolamento de Retina
Um dos casos mais dramáticos da oftalmologia, pois o tempo para o início desta cirurgia é precioso para esses pacientes que apresentam a retina descolada.

Hemorragia Vitrea
Por diversos motivos o paciente pode apresentar hemorragia vítrea (dentro do olho) e a remoção desse conteúdo se faz necessária, para evitar toxicidade do ferro contido no sangue em contato com a retina e para uma recuperação visual.

Cirurgia de retina de alta complexidade
Existem casos mais desafiadores onde o paciente não buscou atendimento em tempo hábil, e apresenta um quadro mais severo com proliferação vítreo-retiniana grau 3b e tração retiniana extensa, para isso dispomos de técnicas mais avançadas para contornar a situação e aumentar a possibilidade de melhora trazendo qualidade de vida ao paciente.

Peeling de retina
Cirurgia realizada em casos onde existe uma membrana epirretiniana ou buraco de macula que prejudica a visão do paciente.

Hemorragia Sub-Retiniana
Nessa cirurgia criamos um descolamento controlado da retina para a remoção do sangue localizado embaixo da retina e que deve ser removido da região macular para não levar a morte os fotorreceptores.

Trauma na retina
Cirurgia realizada em casos de acidente em que ocorreu uma ruptura, ou o paciente apresenta algum corpo estranho intraocular. A cirurgia visa a remoção do objeto e preservar a integridade anatômica ocular.

EXAMES

Retinografia
Registro fotográfico do fundo do olhos, ferramenta útil na documentação da retina e nervo óptico, relevante para avaliação e acompanhamento clínico estas estruturas.

Mapeamento de retina
Exame realizado sob midríase (pupila dilatada) para estudo da retina quanto a diversas patologias e lesões.

Angiofluoresceinografia com contraste
Viabiliza a análise vascular da retina, imprescindível em doenças como diabetes, degeneração macular e oclusão de veia central da retina.

Angiofluoresceinografia sem contraste
Exame que pertence a uma tecnologia de ponta na oftalmologia, direcionado a avaliação vascular da retina, ideal para pacientes com alergia a contrastes.

Tomografia de coerência óptica (OCT)
Exame que emprega alta tecnologia para uma avaliação detalhada da retina ou nervo óptico Ultrassonografia do olho Permite avaliar seguimentos posteriores do olho (vítreo, retina e nervo óptico), especialmente quando isto se encontra inviabilizado por meio de outros exames em decorrência de perda da transparência de estruturas oculares (catarata, leucoma, hemorragia vítrea, etc).

Mapeamento de retina
Exame realizado sob midríase (pupila dilatada) para estudo da retina quanto a diversas patologias e lesões.

Angiofluoresceinografia sem contraste
Exame que pertence a uma tecnologia de ponta na oftalmologia, direcionado a avaliação vascular da retina, ideal para pacientes com alergia a contrastes.

Ultrassonografia do olho
Permite avaliar seguimentos posteriores do olho (vítreo, retina e nervo óptico), especialmente quando isto se encontra inviabilizado por meio de outros exames em decorrência de perda da transparência de estruturas oculares (catarata, leucoma, hemorragia vítrea, etc).